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7. | | OLIVEIRA, M. S. B.; GONÇALVES, R. A.; NEVES, L. R.; TAVARES-DIAS, M. Endohelmintos de Metynnis hypsauchen da Bacia do Rio Jari, Estado do Amapá, Brasil. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 13., 2014, Aracaju. Anais.... Aracaju: ABRAPOA, 2014. 1 CD-ROM. ENBRAPOA. PAR057. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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9. | | GONÇALVES, R. A.; SANTOS, E. F.; OLIVEIRA, M. S. B.; PINHEIRO, D. A.; TAVARES-DIAS, M. Fauna parasitária de Hypostomus emarginatus Valenciennes, 1840 e Harttia duriventris Rapp-py-Daniel & Oliveira, 2001 (Loricariidae) da planície de inundação do Estado do Amapá. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 11., 2012, Bonito, MS. Sanidade e ambiente aquático: compromisso com a sustentabilidade: [resumos]. Maringá: ABRAPOA, 2012. 1 CD-ROM. ENBRAPOA. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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10. | | OLIVEIRA, M. S. B.; GONÇALVES, R. A.; NEVES, L. R.; TAVARES-DIAS, M. Helmintos endoparasitos de Mylossoma duriventris da Bacia do Rio Jari, Estado do Amapá, Brasil. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 13., 2014, Aracaju. Anais.... Aracaju: ABRAPOA, 2014. 1 CD-ROM. ENBRAPOA. PAR058. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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12. | | SANTOS, J. P.; SANTOS, D. S.; GONCALVES, R. A.; TOME, P. H. F.; CHANDRA, P. Armazenagem qualitativa: grãos sem insetos e sem resíduo, um desafio para o Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE MICOTOXINAS, 9.; SIMPÓSIO EM ARMAZENAGEM QUALITATIVA DE GRÃOS DO MERCOSUL, 1., 1998, Florianópolis. Livro de resumos. Florianópolis: UFSM, 1998. p. 146. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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13. | | GONÇALVES, R. A.; OLIVEIRA, M. S. B.; SANTOS, E. F.; TAVARES-DIAS, M. Aspectos ecológicos da comunidade de parasitos em duas espécies de Loricariidae da Bacia Igarapé Fortaleza, Estado do Amapá, Brasil. Biota Amazônia, Macapá, v. 4, n.1, p. 15-21, 2014. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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14. | | TOME, P. H. F.; SANTOS, J. P.; SANTOS, D. S.; GONCALVES, R. A. Avaliação qualitativa do milho e seus derivados quanto a pureza e características físicas e químicas, em indústrias do sul de Minas. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 23., 2000, Uberlândia, MG. A inovação tecnológica e a competividade no contexto dos mercados globalizados: resumos expandidos. Sete Lagoas: ABMS: Embrapa Milho e Sorgo; Uberlândia: Universidade Federal de Uberlandia, 2000. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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15. | | GONCALVES, R. A.; SANTOS, J. P.; CHANDRA, P. K.; GERMANI, R. Controle de Rhyzopertha dominica pela atmosfera controlada com CO2, em trigo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 35, n. 1, p. 1-9, 2000. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Trigo; Embrapa Unidades Centrais. |
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16. | | TOME, P. H. F.; GONCALVES, R. A.; SANTOS, J. P.; CABRAL, L. C.; SANTOS, D. S. Controle de Zabrotes subfasciatus B. (Coleoptera: bruschidae) em todas as fases de desenvolvimento pela atmosfera controlada com CO2 e N2, em feijão. Revista Brasileira de Armazenamento, Viçosa, v. 26, p. 3-9, 2001. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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17. | | TOME, P. H. F.; GONCALVES, R. A.; SANTOS, J. P.; CABRAL, L. C.; SANTOS, D. S. Controle de Zabrotes subfasciatus B.(coleoptera: bruschidae) em todas as fases de desenvolvimento pela atmosfera controlada com CO2 e N2, em feijao. Revista Brasileira de Armazenamento, Vicosa, v. 26, n. 1, p. 3-9, 2001. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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18. | | TAVARES-DIAS, M.; OLIVEIRA, M. S. B.; GONÇALVES, R. A.; SILVA, L. M. A. Ecology and seasonal variation of parasites in wild Aequidens tetramerus, a Cichlidae from the Amazon. Acta Parasitologica, Varsóvia, v. 59, n. 1, p. 158-164, 2014. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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Registros recuperados : 46 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
19/12/2018 |
Data da última atualização: |
18/02/2021 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
GONÇALVES, R. A. dos S. |
Afiliação: |
Raphaela Alessandra dos Santos Gonçalves, UFRRJ. |
Título: |
Percepção do Consumidor em Relação à Nanotecnologia. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
2018. |
Páginas: |
89 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). |
Conteúdo: |
A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. O estudo quantitativo foi elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, onde as mais citadas serviram de base para a formulação das afirmações, as quais foram avaliadas por 403 indivíduos utilizando escalas de 7 pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. A intenção de compra dos produtos (ingredientes, embalagem de alimentos e cosmético) utilizando essa tecnologia apontou a maior média para o cosmético. Os participantes demonstraram maior confiança na pesquisa científica como fonte de informação sobre a nanotecnologia. A avaliação da neofobia (aversão) do consumidor em relação às novas tecnologias de alimentos revelou que 70% dos participantes foram considerados Neutros, 16% como Neofílicos (receptíveis) e 14% Neofóbicos (restritivos). O consumidor tem importante papel na consolidação desta tecnologia através do julgamento e da aceitação dos novos produtos, determinando, assim, o sucesso ou fracasso comercial. Tais resultados deste estudo serão úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia. MenosA nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimen... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03512nam a2200145 a 4500 001 2102075 005 2021-02-18 008 2018 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aGONÇALVES, R. A. dos S. 245 $aPercepção do Consumidor em Relação à Nanotecnologia.$h[electronic resource] 260 $a2018.$c2018 300 $a89 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). 520 $aA nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. O estudo quantitativo foi elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, onde as mais citadas serviram de base para a formulação das afirmações, as quais foram avaliadas por 403 indivíduos utilizando escalas de 7 pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. A intenção de compra dos produtos (ingredientes, embalagem de alimentos e cosmético) utilizando essa tecnologia apontou a maior média para o cosmético. Os participantes demonstraram maior confiança na pesquisa científica como fonte de informação sobre a nanotecnologia. A avaliação da neofobia (aversão) do consumidor em relação às novas tecnologias de alimentos revelou que 70% dos participantes foram considerados Neutros, 16% como Neofílicos (receptíveis) e 14% Neofóbicos (restritivos). O consumidor tem importante papel na consolidação desta tecnologia através do julgamento e da aceitação dos novos produtos, determinando, assim, o sucesso ou fracasso comercial. Tais resultados deste estudo serão úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia. 650 $aConsumidor
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